Marketing para celular - Guia rápido

O Mobile Marketing é uma tendência da próxima geração de produtos e serviços de marketing. Hoje, a estratégia de marketing móvel está sendo praticada pela maioria dos comerciantes e empresários em todo o mundo, por meio dos quais eles se comunicam ou se envolvem com seus públicos / clientes potenciais de forma interativa e relevante. As empresas criam mensagens curtas, mas interativas (para promover seus negócios), especificamente para entrega em dispositivos móveis.

Neste tutorial, exploraremos a importância e a estrutura de uma estratégia de marketing móvel; maneiras de criar diferentes tipos de campanhas de marketing móvel; e, finalmente, entender como calcular o retorno do investimento (ROI) de uma campanha. Além disso, também cobriremos outros aspectos, como tecnologia móvel, recursos da web e o comportamento dos usuários móveis.

Em 2017, o comportamento de engajamento móvel dos clientes dos EUA levará a receita do comércio móvel para 50 por cento da receita do comércio digital dos EUA - Gartner

Por que marketing móvel?

Os celulares ganharam uma importância sem precedentes em nossas vidas, hoje. Pessoas ao redor do mundo escolhem dispositivos móveis como seu meio preferido para se conectar com outras pessoas, coletar informações ou até mesmo fazer negócios. Como resultado, muitas empresas estão desenvolvendo ativamente novas estratégias de marketing móvel para alcançar seu público.

No mundo atual, o marketing móvel é uma técnica comum que quase todas as empresas, independentemente do negócio em que atuam, buscam algum tipo de campanha de marketing móvel. Seja um gigante do comércio eletrônico como a Amazon ou um rolo compressor da manufatura como a General Motors, todos estão seguindo uma abordagem “móvel primeiro”, quando se trata de criar uma estratégia de marketing para seus negócios.

As empresas também estão cientes de que o uso e a influência dos telefones celulares hoje aumentaram desde os dias das mensagens de texto e voz simples. As pessoas pedem refeições em um restaurante, compram e leem um livro / revista / notícias e encontram um amigo de infância, tudo com um único toque em seus smartphones. Tendo isso em mente, este tutorial descreve vários tipos de campanhas de marketing móvel, adotadas pelas empresas, sendo as mais importantes -

  • Campanha de SMS
  • Campanha de site para celular
  • Campanha de aplicativos para celular
  • Campanha de publicidade móvel
  • Campanha de marketing de mídia social móvel
  • Campanha de marketing por e-mail para celular
  • Campanha de M-Commerce

A tecnologia móvel cresceu muito nas últimas décadas. A jornada do telefone sem fio desajeitado ao smartphone elegante foi pontilhada por uma série de inovações e descobertas incríveis.

Com os celulares 3G disponíveis hoje, os usuários podem fazer muito mais com seus smartphones do que apenas enviar um correio de voz ou SMS. Eles podem navegar na web, verificar a previsão do tempo, ler um livro, preparar uma lista de tarefas, levar suas músicas favoritas por aí, encontrar o caminho em uma nova cidade com GPRS e fazer muito mais.

Tecnologia e alcance de marketing móvel

Em tal cenário, todo empresário disposto a praticar a técnica de marketing móvel deve estar ciente das 5 principais maneiras pelas quais as tecnologias móveis mudaram a maneira como os usuários interagem com os dispositivos móveis -

Acesso em qualquer lugar a qualquer hora

Ao contrário de laptops e desktops, tablets e dispositivos móveis são fáceis de transportar. Os usuários podem acessar a internet em seus dispositivos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar e isso diminuiu o uso de laptops.

Aplicativos móveis são mais fáceis do que sites

As empresas que têm uma base de clientes online, por exemplo, portais de comércio eletrônico, notaram que as vendas e assinaturas que obtêm de seus aplicativos são maiores em comparação com as de seus sites. Isso significa que a compra online de telefones celulares é mais fácil.

Os anúncios devem ser personalizados

A maioria dos usuários sente que os dispositivos móveis são mais pessoais do que, digamos, um laptop ou desktop. Portanto, eles esperam que o conteúdo que recebem em seus telefones celulares também seja personalizado.

A mídia social é um canal principal

Sejam seus clientes profissionais de negócios, estudantes, donas de casa, adolescentes etc., normalmente, eles passam mais de 3 horas por semana em canais de mídia social, como Twitter, Facebook etc. Surpreendentemente, a maioria desses clientes acessa esses canais em seus smartphones.

Os celulares estão se transformando em minicomputadores

Lentamente, mas com segurança, técnicos e desenvolvedores estão equipando os telefones celulares com recursos semelhantes aos de um computador. Com telas maiores, desempenho mais rápido, capacidade de armazenamento ideal, vida útil da bateria mais longa e muitos aplicativos para aumentar a produtividade. A evolução dos telefones de um simples dispositivo de chamada para computadores multitarefa de bolso revolucionou o mundo.

As pessoas usam o celular não só para ficar em contato, mas também para ler a resenha dos produtos, conhecer as novidades do mercado e, claro, fazer compras online. Em tal condição, desenvolver uma estratégia de marketing móvel magistralmente projetada é significativo para sua empresa.

O que é estratégia de marketing móvel?

Antes de começar a desenvolver uma estratégia de marketing móvel, você deve descobrir como ela se encaixará em seus outros planos de marketing. Isso o ajudará a descobrir o que é importante para o seu negócio. A marca do produto é uma meta atual? Ou a aquisição de clientes e a geração de leads são tarefas prioritárias? Talvez não seja nada disso e muito mais sobre engajamento de mídia social e marketing viral. Seja o que for, você tem que sincronizar sua estratégia de marketing com as prioridades atuais de sua empresa.

Dito isso, vamos ver como você pode desenvolver uma estratégia de marketing móvel.

Pesquisa de Informação

A pesquisa de mercado relacionada ao seu negócio é o primeiro passo. Aqui estão algumas dicas sobre os tipos de pesquisa que você deve fazer -

  • Pesquise como o marketing móvel é feito em sua indústria, você pode participar de fóruns online ou fazer parceria com alguém;

  • Reúna dados relevantes para o seu produto ou serviço, como estudos de caso, relatórios de análise de pesquisa, whitepapers, etc .; e

  • Faça uma análise comparativa navegando em seus sites, comunicados de imprensa, campanha online, etc.

Identifique o seu público-alvo

Identificar seu público-alvo e suas escolhas o ajudará a tomar melhores decisões e desenvolver uma campanha de marketing de sucesso. A seguir estão as três etapas importantes que você precisa seguir ao identificar seu público-alvo -

  • Faça uma lista detalhada de clientes potenciais e dê-lhes nomes e identidades reais;

  • Realize pesquisas online, e-mails de clientes etc. para entender quais dúvidas eles têm;

  • Crie personas de clientes visualizando atributos específicos, como idade, profissão, tarefa que realizam, etc.

Defina o valor de suas ofertas

Uma das etapas mais importantes antes de criar uma campanha para celular é ter as respostas prontas para as seguintes perguntas:

  • Como seu produto / serviço é benéfico para seus clientes?
  • Quais são os benefícios adicionais que você oferece em comparação com seus concorrentes?
  • Como isso vai atender às suas necessidades?
  • Como isso vai caber no orçamento deles?

Compreender o valor ou unique selling proposition(USP) de seu produto ou serviço ajuda você a envolver melhor seus clientes desde o momento em que se comunica com eles até o momento em que se tornam clientes habituais. Depois de definir a oferta de valor em sua estratégia de marketing, a tarefa de conquistar novos clientes e manter os existentes se torna muito mais fácil.

Descreva suas metas e objetivos

O que você deseja alcançar com seus esforços de marketing é uma das questões mais importantes. Ele determina o orçamento que você aloca para o marketing e os canais que você escolhe para comercializar seus produtos e serviços. Você tem que definir claramente o que deseja realizar. São mais vendas? Ou é mais consciência da marca? O delineamento de suas metas e objetivos é a base de sua estratégia de marketing.

Para o bom andamento de sua campanha de marketing móvel, você precisa definir políticas bem aceitas e, em seguida, criar estratégias para sua campanha com base nas políticas definidas.

O que é política de marketing móvel?

A política de marketing móvel é - manter os padrões de privacidade do consumidor, o que é necessário para o bom andamento de uma campanha de marketing. Isso é feito protegendo os usuários móveis de comunicações indesejáveis ​​em seus telefones celulares.

A primeira coisa a ter certeza é negar 'Spamming'. O conteúdo móvel deve ser tão original e exclusivo quanto o conteúdo desktop e sua campanha de marketing móvel deve estar sempre a bordo. Para garantir as recompensas, use a política e os canais certos de marketing.

Ao definir estratégias de marketing móvel, você precisa se concentrar e planejar uma série de pontos; importante deles são -

  • Defina uma meta predefinida. Você precisa planejar o que deseja alcançar. Torne seus objetivos mensuráveis, realistas, oportunos e quantificáveis.

  • Pesquise as tendências de mercado. A compreensão do mercado é o que todo profissional de marketing espera. Certifique-se de desenhar perto da direita.

  • Decida o meio que você usará. Plote onde você gostaria de brilhar. Digamos, plataformas de mídia social, sites para celular etc.

  • Identifique seu público-alvo.

  • Escreva sua mensagem. Escreva, como você fará seu público ouvir isso?

  • Prepare uma lista de convidados, com quem você deseja compartilhar seu conteúdo.

  • Acompanhe e analise o quão bem você está indo.

  • Otimize / identifique as áreas que faltam.

A campanha de SMS é uma técnica popular do mundo empresarial atual praticada pela maioria das empresas. Para promover produtos e serviços, é a técnica mais simples, rápida e econômica.

O que é campanha de SMS?

O SMS é simplesmente uma mensagem de texto composta por 160 caracteres alfanuméricos que você envia aos seus clientes. É uma das formas mais antigas de marketing de mensagem direta. É a única forma de comutação habilitada em quase todos os tipos de telefones. O SMS pode ser enviado não apenas em telefones celulares, mas também em dispositivos de exibição digital, sites de redes sociais como Twitter, etc.

Da mesma forma, a mensagem de texto é um dos métodos mais fáceis de entregar conteúdo aos seus consumidores, sejam notícias, dados bancários, programas de pesquisa, entregas de cupons, atualizações de pedidos e assim por diante.

Como funciona a campanha de SMS?

Como discutimos anteriormente, antes de lançar sua campanha de SMS, você deve ter a estratégia de marketing em vigor. Depois de fazer a pesquisa, identificar seu público-alvo e definir sua oferta de valor e metas, você obtém um contexto no qual trabalhar sua campanha de SMS.

A seguir estão os 5 requisitos básicos que você precisa cumprir para começar sua campanha de SMS -

Uma plataforma de mensagens de texto

Isso é fornecido quando você precisa de algo, seja seu site, seu aplicativo móvel, programa de IVR e assim por diante, onde todas as interações de texto entre você e seus assinantes podem ser gravadas.

Criação de um diagrama de fluxo do usuário

Um diagrama de fluxo do usuário é uma ferramenta criada no Microsoft Word ou no Microsoft PowerPoint. Ele documenta todas as interações de um usuário com seu programa de marketing. Por exemplo, se um assinante respondeu a uma chamada para ação em sua mensagem, tudo isso pode ser documentado e você pode mostrá-lo por meio de um diagrama de fluxo do usuário.

Certificação de aprovação de operadora

Em todos os países, as mensagens que uma empresa envia aos clientes devem ser pré-aprovadas por uma agência. Você precisa enviar várias informações sobre sua empresa, como contato, proprietário do código curto comum, campanha e detalhes de faturamento para sua operadora. Depois de fazer isso, você pode iniciar sua campanha.

Códigos Curtos Comuns

Todas as campanhas comerciais para celular precisam ser enviadas por meio de códigos curtos comuns (CSC). Um CSC é composto por números de telefone de cinco ou seis dígitos, que encaminha uma mensagem de texto.

Um programa de marketing opt-in

Para enviar uma mensagem aos assinantes em potencial, você precisa criar um programa de marketing opt-in. Um programa de marketing opt-in é uma permissão que você obtém de um assinante para enviar-lhe mensagens. Para fazer isso, você pode colocar uma call-to –action; em seus anúncios na mídia, coletar o opt-in em seu site, coletar por meio de uma campanha de e-mail, etc. Depois de obter a permissão de assinantes em potencial, você pode enviar mensagens de texto para eles.

Benefícios da campanha de SMS

A mensagem de texto é uma técnica de campanha muito popular em todo o mundo. Você pode ver que ele é usado virtualmente por todas as empresas, independentemente do tipo, tamanho e escala de seus negócios; da Pizza Hut ao Walmart, todos estão praticando a campanha de SMS. Os benefícios são bastante óbvios, mais assinantes está diretamente relacionado ao aumento no volume do negócio.

A crescente popularidade dos telefones celulares acrescentou outra dimensão à forma como as empresas comercializam seus produtos e serviços. Por isso, muitas empresas estão desenvolvendo sites para celular para seus negócios. Facilita aos usuários navegar, navegar e acessar os respectivos sites a qualquer hora e em qualquer lugar em seus dispositivos móveis.

O que é um site para celular?

O termo site para celular está ganhando cada vez mais aceitação, à medida que o número de usuários de celular cresce exponencialmente. Tecnologias como HTML5 permitem que os desenvolvedores criemmobile responsive websites. Ele oferece recursos de navegação descomplicados. As páginas que são baixadas mais rapidamente em dispositivos móveis são projetadas de forma intuitiva.

Para sua empresa, você pode criar sites intuitivos que oferecem aos usuários uma experiência individual, ao mesmo tempo que torna mais fácil para eles encontrar as informações de que precisam com apenas alguns cliques. Esses sites para celular podem ser separados do seu site principal e ser hospedados com um nome de domínio diferente. Você pode até criar sites de micro-móveis separadamente para cada produto ou serviço que você oferece.

Como funciona o site para celular?

Ao criar um site para celular, seu foco principal deve ser permitir que os usuários concluam uma tarefa ou encontrem informações da maneira mais rápida e fácil possível.

Ao contrário de um site tradicional, onde você pode ter vários produtos, recursos e uma tonelada de informações, um site para celular se concentra em facilitar os usuários para concluir uma tarefa facilmente, que pode ser fazer um pedido de compra, encontrar direções, verificar o tempo e iguais.

Antes de criar um site para celular, aqui estão alguns pontos que devemos ter em mente -

Desenvolvendo Sua Estratégia de Domínio

O nome de domínio se torna importante, se você não estiver desenvolvendo um site móvel responsivo usando HTML5 e, em vez disso, quiser criar sites móveis separados. Ao criar sites separados, você pode escolher usar um nome de subdomínio relevante. Por exemplo, se o domínio do seu site principal for mywebsite.com , você pode nomear o site para celular como mobile.mywebsite.com ou m.mywebsite.com . Lembre-se de que o nome do seu site não deve ser muito longo para que os usuários digitem.

Projetando Seu Site Móvel

Ao projetar sites para celular, a principal preocupação deve ser ajudar os usuários a encontrar páginas relevantes com facilidade. Para começar, o cabeçalho do seu site deve ter uma marca clara e um título de página sucinto. O conteúdo importante e a frase de chamariz devem estar no alto da página para que sejam vistos na primeira dobra. Outros elementos de design importantes são uma função de pesquisa claramente visível, menus deslizantes fáceis de clicar e links de navegação.

Criação de conteúdo otimizado para celular

Conteúdo compatível com dispositivos móveis é toda a gama de tipos de conteúdo, como texto de página da web, imagens, vídeos, postagens de blog, call to action, H1, H2, etc. No entanto, existem basicamente quatro tipos de conteúdo que você pode criar -

  • Static Content tal como as informações na sua página Contacte-nos, nunca muda, mas certifique-se de que o texto pode ser lido em diferentes dispositivos.

  • Dynamic Contentque pode ser obtido automaticamente de ferramentas de criação de conteúdo, como dicas de ajuda contextual. Ele também precisa ser responsivo.

  • Downloadable Content como PDF, arquivo de áudio e vídeo que os usuários podem baixar em seus dispositivos móveis.

  • Streaming Content como arquivos de áudio e vídeo que os usuários podem ouvir e visualizar em seus dispositivos móveis.

Portanto, você precisa garantir que todos esses quatro tipos de conteúdo possam ser visualizados em todos os dispositivos móveis.

Benefícios do site móvel

Os sites móveis não são mais exceções, mas sim a tendência atual. Ao tornar seu site responsivo para dispositivos móveis, você pode aumentar sua classificação nas pesquisas do Google. Os benefícios dos sites de micro-móveis também brilham quando sua empresa oferece vários produtos e serviços. Você pode usar diferentes sites para celular para comercializar um determinado produto ou serviço e obter uma tonelada de leads genuínos e novos assinantes para impulsionar seus negócios a novos patamares.

Os aplicativos móveis estão na moda hoje e continuarão por muito tempo. A razão é simples - um aplicativo móvel é mais pessoal do que um site. Os clientes baixam um aplicativo se gostarem do que ele oferece ou se precisarem dele. Essa é uma das razões pelas quais um aplicativo móvel geralmente traz mais receita para uma empresa do que um site.

O que é um aplicativo móvel?

Um aplicativo móvel é um programa computadorizado desenvolvido especialmente para ser executado em dispositivos móveis, incluindo telefones celulares, tablets, smartphones, etc. Por mais convidativo que possa parecer, você deve dar um passo para trás e analisar cuidadosamente - sua empresa precisa de um aplicativo móvel? Por exemplo, se você tem um site online que entrega principalmente conteúdo aos seus clientes, convém usar um site para celular em vez de um aplicativo. No entanto, para certos negócios, como um jogo que requer o uso de uma câmera ou um site de comércio eletrônico que usa dados de geolocalização, pode se beneficiar tremendamente com um aplicativo móvel.

Como funciona um aplicativo móvel?

Um aplicativo móvel pode criar maravilhas para o seu negócio, se você sempre mantiver os clientes em foco. Por exemplo, se seus clientes são principalmente profissionais de negócios que usam um telefone Blackberry, um aplicativo de jogos pode não ser atraente para eles. O resultado final é que você deve examinar cuidadosamente os usos / interesses de seus clientes antes de projetar um aplicativo móvel.

Depois de decidir desenvolver uma estratégia de aplicativo móvel, você precisa cuidar dos seguintes dois pontos importantes -

Projete seu aplicativo para vários dispositivos e plataformas

Dois dos softwares de operação móvel mais populares são 'Apple OS' e 'Android OS'. No entanto, o sistema operacional da Microsoft também é notável. . Portanto, ao projetar seu aplicativo, certifique-se de que ele seja executado nos três principais softwares operacionais. Depois de fazer isso, você precisa prestar atenção a outros detalhes de design, como o tamanho da tela de diferentes dispositivos móveis, a usabilidade da interface e assim por diante.

Diferentes maneiras de comercializar seu aplicativo móvel

Existem várias maneiras de comercializar seu aplicativo móvel. O primeiro que vem à mente é, claro, a Apple App Store. Também existe o Android Marketplace. Essas lojas são alguns dos melhores lugares para mostrar seus aplicativos móveis. Você também pode comercializá-los em sites de download direto, como download.com, getjar.com etc.

Benefícios do aplicativo móvel

O aspecto mais poderoso de um aplicativo móvel é a ideia de personalização. De um mero site da Web, você se torna uma ferramenta pessoal que ajuda seus clientes a realizar uma série de atividades, desde compras online até jogos. Todo o processo de vendas vira de cabeça para baixo e sua empresa desenvolve um relacionamento íntimo com os clientes que vão continuar pagando com as compras no aplicativo, além de divulgar o nome da sua marca no boca a boca.

O alcance da publicidade móvel está crescendo muito mais rápido do que qualquer outro modo de publicidade. O envio de mensagens de texto promocionais sobre diferentes produtos e serviços é a maneira mais simples e rápida de atingir um segmento maior de sua base de clientes.

O que é o ecossistema de publicidade móvel?

A propaganda móvel é uma técnica para promover seus produtos e serviços por meio de dispositivos móveis. Você pode chamá-lo como a comunicação tornada ativa para clientes que usam dispositivos móveis. Inclui mensagens de texto simples e mensagens de anúncios interativos inteligentes.

As técnicas de publicidade móvel incluem um anunciante que pode anunciar em dispositivos móveis por meio de uma rede de anúncios móveis e mecânicos de sistemas de anúncios móveis trabalhando nisso.

Como funciona a publicidade móvel?

Para extrair o melhor de um anúncio móvel, você precisa usar uma formatação clara, banners de anúncios atraentes e manter a perspectiva dos clientes em mente. Sempre tente tornar a experiência de seus clientes simples, imediata e acionável. Personalize sua mensagem.

Para tornar o seu anúncio móvel eficiente, certifique-se de que os seguintes pontos sejam atendidos -

  • Faça anúncios interativos. Incentive o público a se inscrever e obter ofertas.

  • Segmente geograficamente suas campanhas de anúncios para celular para torná-las mais relevantes e para converter cada hit em seu anúncio.

  • Torne-o social. Adicione ou atualize o compartilhamento social para torná-lo viral, aumentando assim a taxa de conversão.

  • Escolha os canais certos. Concentre-se em canais de tendências e mídia que podem dar a você maior rendimento.

  • Continue realizando microexperimentos para identificar quais são os fatores críticos que afetam o comportamento do público?

Benefícios da publicidade móvel

No mundo atual, os telefones celulares são facilmente acessíveis a todas as classes e grupos de pessoas; portanto, um anúncio para celular oferece as seguintes vantagens -

  • Reach- O celular está alcançando as pessoas 15% mais do que a internet. O marketing móvel está atraindo mais cliques do que o marketing na Internet. Os anunciantes têm grandes expectativas com a publicidade móvel.

  • Accessibility- O celular é útil para os usuários. A publicidade móvel segue as pessoas em todos os lugares.

  • Time factor - As pessoas estão disponíveis 24 horas por dia no celular, o que pode não ser possível em desktops.

  • Cost- A publicidade móvel custa muito menos do que outros tipos de publicidade. É mais leve no bolso, permitindo assim que você anuncie mais com a mesma despesa.

  • Personalized- Você pode personalizar seu anúncio em uma mensagem. As pessoas acham as mensagens mais íntimas do que outros métodos de marketing na Internet.

As plataformas de mídia social desempenham um papel vital nos dias de hoje. Conversar, twittar, comentar e gostar dos comentários de outras pessoas se tornou um exercício de rotina. Aproveitando isso, muitas empresas promovem seus produtos e serviços usando as mídias sociais como canal.

O que é marketing de mídia social móvel?

O marketing de mídia social móvel é uma técnica de marketing via mídia social em dispositivos móveis. É pesquisado que cerca de 71% dos usuários acessam as mídias sociais em dispositivos móveis. Os dispositivos móveis estão ocupando desktops / laptops à medida que se tornam úteis para os usuários; assim, torná-los um ótimo canal de publicidade e assim as mídias sociais são influenciadas por eles. Os anunciantes consideram os dispositivos móveis um terreno mais convincente do que a web e os consideram o meio perfeito de marketing.

Como funciona o marketing de mídia social móvel?

Crie uma ótima política de mídia social móvel usando os seguintes pontos -

  • Surpreenda seus clientes com um título, imagem ou uma piada atraente.
  • Compartilhe mídias visuais, como fotos e vídeos, por meio de plataformas sociais.
  • Envolva usuários de mídia social por meio de seu aplicativo móvel.

Benefícios do marketing de mídia social móvel

A mídia social está brilhando em todos os dispositivos móveis, independentemente de seu tamanho e tecnologia inerente. Você pode usar os seguintes aspectos da rede social para alcançar uma base de clientes maior -

  • Convenience- As pessoas acham as redes sociais móveis úteis nos desktops. Agora se tornou uma tendência tweetar ou atualizar o status por meio de smartphones.

  • Intimacy- Oferece aos clientes uma sensação de toque pessoal. As pessoas consideram os smartphones como bens pessoais.

  • Wider Reach- A presença de dispositivos móveis é muito mais ampla e remota do que qualquer outro dispositivo do mesmo tipo. Assim, proporcionando maior grau de exposição.

  • Quick Response - A resposta dos clientes é muito mais rápida.

  • Well defined Strategy- O marketing móvel pode ser uma estratégia muito boa via mídia social e os clientes-alvo podem ser alcançados por meio de dados demográficos. Isso pode lhe dar uma ideia do comportamento do público.

  • Real-time Action- Você obtém ações em tempo real. Isso lhe dá a oportunidade de se concentrar fortemente em certos fatores e melhorar outros aspectos.

As pessoas normalmente notam um e-mail ou uma mensagem promocional quando o recebem no celular. Portanto, o email marketing móvel é uma ótima maneira de promover o seu negócio, pois você pode receber uma resposta imediata de seus clientes em potencial.

O que é marketing por e-mail móvel?

Emails móveis são uma das melhores maneiras de obter mais assinantes e leads de vendas em potencial, já que a maioria dos usuários possui um email funcional. Os e-mails podem ser entregues a vários usuários com um clique, sendo personalizados e personalizados para cada usuário.

A taxa de entrega também é muito alta, mas alguns podem falhar devido a endereços de e-mail errados ou spam. No entanto, uma campanha de marketing por e-mail móvel certamente funcionará porque um grande número de usuários pode ser alcançado de uma vez, enquanto os próprios e-mails podem ser altamente personalizados e direcionados a um determinado público.

Como funciona o Mobile Email Marketing?

O marketing por e-mail móvel serve como uma ótima ferramenta para alcançar um grande número de usuários de uma só vez. No entanto, a seguir estão alguns aspectos técnicos e não técnicos que você precisa verificar -

Otimize para dispositivos e navegadores

Os emails que você envia, seja um boletim informativo ou um email de confirmação, devem ter alguns elementos, que são otimizados para vários dispositivos. Por exemplo, se você adicionou um link em seu e-mail, mas é muito difícil para os usuários clicarem sem um telefone com tela de toque. Então não é do seu interesse.

Da mesma forma, alguns usuários têm navegadores como o Google Chrome pré-instalados nos telefones, enquanto outros não. Novamente, se o e-mail que você está enviando não for otimizado para outros navegadores além do Chrome, pode não funcionar para alguns usuários. Ao criar e-mails, tenha em mente que seu objetivo é a entrega em massa, onde os e-mails devem ser acessíveis em todos os tipos de dispositivos e navegadores.

Escolha um provedor de e-mail marketing

Uma política altamente recomendada é escolher um provedor de marketing por e-mail que possa ajudá-lo a criar, projetar e entregar e-mails aos seus assinantes. Existem várias opções, das quais as mais populares são Mailchimp e Sendgrid. Esses provedores podem ajudá-lo a otimizar seus e-mails para dispositivos móveis, personalizando o design e o conteúdo do 10. MÓVEL E-MAIL MARKETING. Você também obterá relatórios poderosos sobre informações do assinante, capacidade de entrega de e-mail e muito mais.

Projetando o e-mail

Para garantir que os usuários vejam seus e-mails em telefones celulares ou mesmo em seus laptops ou desktops, você precisa seguir certos princípios de design. Por princípios de design, queremos dizer certas convenções, como o fato de que o logotipo de sua empresa deve aparecer no canto superior esquerdo ou o título principal de seu e-mail deve caber em todos os tamanhos de tela. Além disso, para qualquer chamada à ação que você adicionar aos seus e-mails, certifique-se de que eles sejam claros e visíveis. Outra dica seria manter os links de navegação em negrito para que os visualizadores possam vê-los facilmente.

Benefícios do Mobile Email Marketing

Os e-mails móveis são excelentes para capturar leads de vendas genuínos ou mais assinantes. Você pode usar esses e-mails para fazer várias coisas, como capturar os números de telefone dos usuários, enviar códigos de cupons, direcionar tráfego para seu site e muito mais.

Comprar e vender produtos e serviços por meio de dispositivos móveis são a nova tendência. Uma dona de casa pode comprar seus eletrodomésticos no conforto de sua sala de estar, uma pessoa ocupada pode pedir o almoço no escritório, pode-se usar plataformas móveis para vender bens e serviços - tudo com alguns cliques.

O que é o M-Commerce?

O comércio móvel ou simplesmente M-Commerce significa envolver os usuários em um processo de compra ou venda por meio de um dispositivo móvel. Por exemplo, quando alguém compra um aplicativo Android ou iPhone, essa pessoa está engajada no m-commerce. Existem vários ativos de conteúdo que podem ser comprados e vendidos por meio de um dispositivo móvel, como jogos, aplicativos, toques, assinaturas, etc.

Como funciona o M-Commerce?

Vejamos alguns dos pontos que você precisa lembrar como empresa, enquanto se engaja no m-commerce -

Decida onde vender

Antes de vender seus produtos ou serviços via m-commerce, você precisa decidir que tipo de ponto de venda ou loja é mais adequado para o seu negócio. Suponhamos que você tenha criado ringtones - você pode vendê-los em lojas de terceiros específicas ou para agregadores independentes que cobram uma comissão pelo serviço.

Você também pode vender seus toques em lojas de celulares ou lojas de aplicativos, como o Android marketplace ou a App store (Apple). Essas lojas são frequentemente visitadas por muitos compradores e, portanto, ideais para realizar vendas de forma fácil e eficiente. Por fim, você também pode vender por meio de sua própria loja móvel, criando um site móvel especificamente para vendas ou configurando uma página de m-commerce em seu site principal.

Configurar faturamento móvel

Depois de decidir onde vender, a próxima etapa é configurar sua conta de comerciante. Por exemplo, você pode usar serviços de terceiros, como o PayPal. Isso é ideal para pequenas empresas ou também grandes empresas. Um aplicativo de terceiros facilita muito para você e seus clientes fazerem os pagamentos, mas eles cobram comissão pela transação.

Você também pode configurar seu próprio gateway de cobrança e pagamento, mas certifique-se de torná-lo realmente fácil para os usuários. Os usuários de celular não usam teclados ou mouse, portanto, certifique-se de que o design do seu site de comércio móvel seja intuitivo, com ferramentas de navegação fáceis e tamanhos de tela corretos. Basicamente, torne seu site de comércio móvel otimizado para usuários de smartphones.

Benefícios do M-Commerce

O principal benefício de se envolver no m-commerce é o tamanho das vendas potenciais. A probabilidade de seus clientes em potencial possuírem um smartphone é muito alta, então você pode presumir com segurança que obterá uma resposta muito mais positiva de dispositivos móveis do que de seu site. O M-commerce é recomendado para todas as empresas, independentemente de seu tipo, escala e tamanho.

Os dispositivos móveis ajudam os usuários a navegar pelo mundo. Os clientes usam dispositivos móveis para todos os aspectos de suas necessidades. Eles agem com base nas informações que veem. Portanto, os anunciantes precisam estender a publicidade online e devem se esforçar para serem vistos nos celulares.

Usuários móveis - estatísticas

De acordo com a pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Ipsos OTX MediaCT em mais de 5.000 usuários, 89% use smartphones throughout the day.

Fora disso -

  • 89% permanecem conectados
  • 82% pesquisam e leem notícias
  • 75% navegam
  • 65% entreter
  • 45% gerenciam e planejam
  • 70% usa dispositivos móveis para fazer compras
  • 82% notam os anúncios em dispositivos móveis, dos quais cerca de 42% clicam nos anúncios

Os anunciantes devem usar serviços baseados em localização para serem facilmente acessíveis. Ter um site responsivo é uma obrigação agora.

Maneiras de conhecer seu público móvel

Você pode usar os métodos a seguir para entender mais sobre seu público móvel -

  • Measure user recordings- Aqui cada gesto do usuário é capturado. Isso facilita a interceptação do comportamento dos usuários.

  • Heat mapsdar a você um detalhamento da ação dos usuários. Você pode ver onde eles tocam mais e a necessidade de mudar sua IU.

  • Real-time In-App analytics dão a você uma visão da psique do usuário e de todas as ações que ele realiza em suas telas.

REturn on Iinvestimento ou simplesmente ROI é o cálculo do lucro obtido no investimento. A fórmula para calcular o ROI é a seguinte -

ROI =
Retorno - Investimento / Investimento

Para entender o ROI do Mobile Marketing, vamos supor -

  • Customer Lifetime Valor (CLV)

    CLV = Avg. Receita por cliente × Méd. Nº de visitas

    Digamos, $ 100 por cliente × 10 visitas = $ 1.000

  • Calcular permitido Cmaioria de Customer Aaquisição (COCA) como -

    COCA = CLV × (% alocado para novo cliente)

    Digamos, $ 1000 × 10% = $ 100

Agora, realoque seu orçamento de marketing móvel dividindo-o em 'Branding' e 'Resposta direta'. Por exemplo, aloque 20% do seu orçamento para resposta direta -

Digamos, orçamento de resposta direta = $ 200.000

20% de $ 200.000 = $ 40.000

Portanto, o orçamento de marketing móvel é $40,000.

Agora, calcule o número de clientes estimados da nova campanha de marketing móvel.

CLV = $ 1.000

Orçamento = $ 200.000

COCA = $ 100

Aquisição de clientes = orçamento ÷ COCA

Portanto, $ 200.000 ÷ 100 = 2.000

Portanto, novos clientes = 2.000

Resposta direta (de novos clientes) = 2.000

Novos clientes de marketing móvel = 400

Conclusion − On 20% investment, you will gain 20% new customers.